Nesse quiz, você descobre de acordo com o seu perfil e preferências, qual a prática de Yoga mais adequada para você.
Vamos lá?
Sua pontuação: 0 pontos
Sua pontuação: 0 pontos
Sua pontuação: 0 pontos
Sua pontuação: 0 pontos
Sua pontuação: 0 pontos
O Yoga da Consciência! Conectiva, Intensa e vigorosa. A prática de Kundalini Yoga tem a capacidade de despertar a consciência de si, do seu corpo e da sua mente e elevar o seu nível energético criando as condições necessárias para uma incrível transformação pessoal. Com uma vasta quantidade de elementos e técnicas, muitas delas extraídas de outras vertentes do yoga, as aulas são dinâmicas e têm finalidades diferentes, com regularidade o praticante é capaz de redescobrir seus caminhos em direção à uma vida mais leve e muita energia para realizar suas atividades.
Mas afinal o que é a kundalini?
É a energia feminina divina presente em todos nós! detentora da energia primordial existencial criativa, a força que move a dança das ações e criações entre os planos materiais e imateriais. É dito que o despertar da força Kundalini é o alicerce para a expansão da consciência.
As aulas de kundalini yoga são compostas por estruturas estabelecidas e um direcionamento para alguma finalidade específica. A prática contínua pode fortalecer seu sistema nervoso, elevar o nível energético, trás vigor e força, melhora a saúde e o humor e amplia a percepção de conexão do praticante com suas camadas mais sutis.
A prática como conhecemos hoje nasceu nos Estados Unidos por volta dos anos 70 e é composta por movimentos e posturas que se interconectam entre si, tornando essa prática então fluída e dinâmica.
As sequências de posturas são ligadas entre si por meio da respiração consciente e a respiração é o pilar fundamental da prática, pois é ela que dita ritmo dos movimentos.
A qualidade de realizar movimento a movimento de forma consciente, junto a respiração, faz com que a mente ganhe uma presença meditativa.
A aula, então, é montada conforme o tema escolhido na semana para que o alune possa desenvolver diferentes percepções ao longo da prática. Toda aula tem uma postura pico (peak pose) na qual preparamos o corpo através do movimento e respiração conscientes e, assim, desenvolver o asana de forma segura.
A aula tende a ser desafiadora mas sempre respeita a individualidade e processo de cada aluno. Por esse motivo, a professora sempre passa variações diferentes para um mesmo asana. Dessa forma alunos de todos os níveis de prática pode participar da aula.
Ashtanga Yoga é tradicionalmente ensinada no estilo Mysore - que nada mais é que uma prática supervisionada e não guiada. Dinâmica e intensa, essa prática consiste na realização de ásanas, que são as posturas e no controle da respiração. Sincronizados, eles possibilitam efeitos físicos, mentais e espirituais gradativos e transformadores. Sua prática regular fortalece os músculos, os ligamentos e articulações, ajuda a corrigir a postura e auxilia no tratamento e prevenção de doenças diversas.
O aluno necessita ter constância e disciplina para progredir e ganhar muita força e flexibilidade, além de sentir transformações verdadeiramente profundas e rápidas em sua mentes corpo e energia.
Cada aluno evolui progressivamente através da prática em seu próprio ritmo e limites. É uma prática que dá autonomia ao praticante, pois cada aluno terá a sua própria série de posturas.
A série primária realiza a limpeza do corpo para que seja possível tonificar e trabalhar o sistema nervoso na série intermediária. Com corpo e nervos fortes e desintoxicados, o controle da concentração e do corpo pode ser trabalhado com conforto nas séries mais avançadas.
Indicada para todas as pessoas independente de idade ou condição física.
É uma das práticas mais conhecidas no Ocidente, é considerado o yoga clássico. Nas aulas são aplicadas algumas técnicas em conjunto: Hatha Yoga, Raja Yoga, Yogaterapia e Mantra Yoga. Uma prática completa que proporciona benefícios físicos, emocionais e mentais, através da permanência nas posturas (àsanas) e técnicas de respiração (pranayamas), conta também com técnicas meditativas e de relaxamento (yoga nidra).
A cada encontro uma aula diferente, pensada e conduzida de forma muito amorosa. A professora monta sequências diferentes de posturas e técnicas para compor a sua aula, conforme o trabalho que quer realizar com a turma de alunos praticantes. As aulas são dinâmicas, fluídas e muito terapêuticas. A intensidade da prática pode variar, mas sempre respeitando o nível de prática dos alunos.
Indicada para todas as pessoas independente de idade ou condição física. Sua prática regular fortalece os músculos, os ligamentos e articulações, ajuda a corrigir a postura e auxilia no tratamento e prevenção de doenças diversas. Deixando o praticante mais disposto e trazendo mais clareza mental, melhora a concentração, ajuda a reduzir o estresse, e é um tratamento assertivo para sintomas de ansiedade e depressão. E para além da sensação de bem estar, disposição e tranquilidade, aprimora a flexibilidade, a força e o equilíbrio de forma externa e interna; integrando o físico, mental, emocional e espiritual.
Que tal uma pequena pausa?
Tome um gole de água, ajeite sua postura, solte o ar demoradamente e relaxe seus ombros. Perceba o ar entrando e saindo, e desapegue por apenas alguns minutos das ideias e pensamentos que surgem. Deixe que venham e que se vão, sem esforço.
A conexão com o silêncio e a quietude podem ser transformadores! E a meditação pode ser uma ferramenta que além de contribuir com a redução de ansiedade e estresse, e favorecer um estado de mais clareza mental e emocional, também contribui com o processo de autoconhecimento.
Não há segredos para começar a meditar, mas existem algumas dicas que podem facilitar o processo. Topa iniciar uma nova jornada para dentro de si?